Nistatina 25.000 U.I. é um creme vaginal indicado para o tratamento de candidíase vaginal (monilíase – infecção na mucosa da vagina com lesões esbranquiçadas).
Para que serve Nistatina 25.000 U.I.?
Nistatina 25.000 U.I. é um medicamento utilizado no tratamento da candidíase vaginal, que é uma infecção causada por fungos. Esta condição é caracterizada por sintomas como coceira, corrimento, vermelhidão, ardência e dor no ato sexual. O medicamento atua eliminando os sintomas, reduzindo a inflamação e prevenindo a proliferação do fungo causador da infecção.
Composição: Cada 1g do creme vaginal contém 25.000 U.I. de nistatina.
Excipientes: cloreto de benzalcônio, metilparabeno, propilparabeno, álcool cetoestearílico, álcool cetoestearilico etoxilado, metabissulfito de sódio, edetato dissódico, petrolato branco, trolamina, água purificada.
Contraindicações
- Pacientes que tenham alergia à nistatina ou aos demais componentes da fórmula*.
- Não utilizar este medicamento para tratamento na boca, tópico (uso externo – na pele) ou em infecções oftálmicas (infecções nos olhos).
- Este medicamento contém petrolato branco (óleo mineral). Produtos contendo óleo mineral ou óleo vegetal podem reduzir a eficácia de produtos à base de látex (preservativo, diafragma) quando utilizados concomitantemente.
- Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Se você estiver grávida, utilize a nistatina apenas após a prescrição do médico, pois ele estabelecerá se os benefícios para a mãe justificam o risco potencial para o feto.
- Quando indicado pelo seu Médico, você poderá utilizar este medicamento durante a gravidez e deverá tomar cuidado no sentido de evitar pressão excessiva do aplicador contra o colo uterino.
- Não é conhecido se a nistatina é excretada no leite humano. Deve-se ter cautela quando a nistatina for prescrita a lactantes.
*LEIA A BULA ANTES DE USAR e SIGA A ORIENTAÇÃO DE SEU MÉDICO, RESPEITANDO SEMPRE OS HORÁRIOS, AS DOSES E A DURAÇÃO DO TRATAMENTO.