Curiosidade

Os mitos e as verdades sobre os refrigerantes

Vício
Especialistas concordam que refrigerante não vicia. Seria necessário beber entre 1 e 2 litros da bebida tipo cola em um dia para que o ritmo cardíaco, por exemplo, fosse afetado pela cafeína ou xantina (substância equivalente) contidas na bebida.
Açúcar
A partir da quantidade de calorias indicadas em uma lata de refrigerante açucarado, a estimativa é de que haja o equivalente a duas colheres de sopa ou 30 gramas de açúcar por lata de 350 ml.
Dopamina
O refrigerante açucarado tem poder de estimular a produção de dopamina (o hormônio do prazer) pelo cérebro, mas em quantidades semelhantes às de qualquer outro alimento que traga satisfação. Mas pesquisas recentes indicam que obesos precisam de mais consumo de calorias para a mesma produção de dopamina e, por isso, consomem mais.
Danos aos dentes
O dentista Marcelo Fonseca, fundador da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética, explica que a acidez do refrigerante facilita a penetração no dente da pigmentação escura das bebidas com cola. Bactérias das cáries também gostam de ambientes ácidos, assim como do açúcar contido. “Se pudermos tirar o refrigerante do cardápio, melhor. Escovar os dentes apenas minimiza o efeito”, disse Fonseca.
Absorção de nutrientes
Segundo o nutrólogo Durval Ribas Filho, o fosfato presente na bebida pode prejudicar a absorção de cálcio apenas se consumida junto com a fonte do nutriente. Não há efeito para outros minerais
Água gasosa
Ingredientes que dão o efeito gasoso na bebida só são contraindicados para quem tem problemas gástricos. Atribuir o gás às celulites é mentira.
Celulites
Refrigerante não tem poder de virar celulite sozinho. Predisposição genética conta, e a bebida é um agravante dentro de um conjunto de fatores, inclusive a maior ação do estrogênio nas células de gordura. O sódio presente na bebida contribui para a retenção de líquidos, que também causa o problema.
Hipertensão
De acordo com Durval Filho, o consumo diário de mais de duas latas e meia de refrigerante, ou 850 ml, todos os dias, aumenta os riscos de hipertensão.
Incursões insulínicas
O açúcar da bebida, assim como o de pães, doces industrializados e arroz, faz o pâncreas trabalhar mais intensamente.


FONTE: http://oglobo.globo.com/saude/os-mitos-as-verdades-sobre-os-refrigerantes-7977007

Voltar

SAC

Entre em contato conosco:

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba ofertas no seu email

Busca

Destaques

Preços válidos até 31/10/2017


  • Kit Colgate Lumino
    OFERTA

  • Blush N°21
    OFERTA

  • Batom Matte N°21
    OFERTA

  • Kit de sabonetes f
    OFERTA

  • Batom Matte N°21 M
    OFERTA

  • Batom líquido Matt
    OFERTA